Sesap divulga novas recomendações após ocupação de leitos de Covid cair para 30%


O Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta terça-feira (8) novas recomendações diante da apresentação das tendências e estratégias de controle da Covid-19. O RN conta atualmente com baixa taxa de ocupação de leitos de UTI (29%), além da estabilidade de casos confirmados e diminuição do número de óbitos diários. 

Dentre as recomendações, estão a manutenção do passaporte vacinal, o estímulo à vacinação das crianças de 5 a 11 anos, busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda e terceira doses ou que ainda não foi vacinada, além de tornar facultativo, a partir de 16 de março, o uso de máscara de proteção facial em ambientes abertos, mantendo a obrigatoriedade em espaços fechados ou espaços abertos com grandes aglomerações de pessoas. 

Recomendações
As recomendações dadas pelos especialistas do Sesap são direcionadas a impedir que o cenário epidemiológico evolua para um quadro de piora. A campanha de vacinação contra a covid deve intensificar a quarta dose para os imunossuprimidos, além de começar a oferecê-la a idosos a partir de 60 anos. Ainda segundo o comitê, instituições de educação básica também podem estimular pais e responsáveis a vacinar seus filhos, implantando pontos de vacinação nas próprias dependências. 


Outra recomendação do Sesap é a retomada de atividades remotas para todos os sintomáticos e pessoas do grupo de risco, como idosos, gestantes, imunossuprimidos etc. A promoção de testagem ampliada de todos os sintomáticos e testagem populacional estratifica também compõem orientações dos especialistas.

Comentários

Postagens mais visitadas