AstraZeneca dá aval a vacina 100% brasileira

Fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com insumos produzidos no Brasil, a vacina brasileira está pronta. O imunizante já recebeu o aval da AstraZeneca e da Universidade de Oxford para ser distribuída. As informações são da própria Fiocruz.

De acordo com apuração da CNN, a fundação já tem pronto o primeiro lote do imunizante, e aguarda agora a agenda do presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser entregue ao Ministério da Saúde.

A Fiocruz recebeu na segunda-feira (14) a aprovação do controle de qualidade da farmacêutica — o imunizante recebeu o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de janeiro.

A vacina é resultado do contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. O contrato previa que as equipes da Fiocruz adquirissem o conhecimento necessário para produzir no Brasil o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), principal insumo da vacina.

O Ministério da Saúde acerta os detalhes com o Palácio do Planalto para que o presidente Bolsonaro participe do evento de entrega do primeiro lote. O presidente tem sido aconselhado por aliados a receber a vacina durante esse evento.

Comentários

Postagens mais visitadas