Barragem Boqueirão de Parelhas está com apenas 14% de sua capacidade


A barragem Boqueirão de Parelhas, que abastece os municípios de Parelhas, Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó, acumula cerca de 11,870 milhões m³, percentualmente, 14,00% da sua capacidade total, que é de 84.792.119,23 m³.

No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 21.646, m³, correspondentes a 25,53% do seu volume total. 
 
A média diária de perda de volume é de um 1,0 cm, no dia 09/07/2021 o volume de água estava na cota 279/0,48 cm e atualmente se encontra na cota 277/0,94 cm. A redução do volume de água é motivado pelo consumo e principalmente a evapotranspiração (transferência de água de uma superfície qualquer para a atmosfera), esse fator deve se intensificar ainda mais nos próximos meses. 
 

Os estudos apontam que no semiárido o mês de outubro é considerado como o mês mais crítico, por ser o mais seco do ano e com isso representa maior taxa de transferência de água para a atmosfera.

Na Região do Seridó do RN, a maioria dos municípios apresenta um alto índice evapotranspiração (acima de 150 mm).

Isso ocorre devido aos fatores como a intensa disponibilidade de radiação solar, pouca nebulosidade, baixa na umidade do ar e a alta temperatura que ocasionam à alta taxa de evapotranspiração contribuindo para a forte convecção e consequentemente a intensidade dos ventos sobre a microrregião.

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas