Plataforma RN Mais Vacina passa a emitir certificado de vacinação

Todas as pessoas vacinadas no Rio Grande do Norte e que tenham cadastro na plataforma RN Mais Vacina poderão emitir um certificado de vacinação. O documento tem como principal objetivo informar, oficialmente, quais os imunizantes ministrados, contendo o tipo da vacina, local e data da aplicação. Ele é fundamental para a comprovação da imunização, principalmente em casos de viagem dentro e fora do Brasil.

O certificado pode ser impresso na própria plataforma, tanto em português como em inglês e espanhol, facilitando em casos de viagem ao exterior. Nele também consta um QRCode para verificar a autenticidade do documento. 

De acordo com Fernando Lucas Farias, pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde e responsável pelo RN Mais Vacina, o serviço é mais uma inovação trazida pela plataforma, permitindo ao cidadão portar um documento oficial certificando as doses recebidas na campanha de vacinação contra a covid-19 e, futuramente, demais vacinas. 

O pesquisador também ressaltou que, pelo fato de ser emitido em outros idiomas, além do português, o documento é válido internacionalmente, sendo possível validar sua autenticidade na própria plataforma. “Essa atualização está em sintonia com o compromisso do RN Mais Vacina em tornar o processo de vacinação cada vez mais simples, transparente e centrado na experiência do cidadão,” explicou. 

Sobre o RN Mais Vacina

O RN Mais Vacina é uma plataforma elaborada de maneira inovadora, resultado de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN). Ele permite acompanhar o progresso da imunização em todo o estado, por meio do rastreamento da vacina desde a chegada das doses, passando pela distribuição aos municípios e às salas das Unidades Básicas de Saúde, até o paciente. O sistema garante não só a transparência, como evita a perda da vacina ou seu extravio.

Comentários

Postagens mais visitadas