Covid-19: taxa de ocupação de leitos no RN começa a reduzir, avalia Sesap


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) trouxe informações atualizadas sobre o cenário da pandemia da covid-19 no Rio Grande do Norte. A atualização foi realizada durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira (17), na Escola de Governo. 

Na ocasião, a secretária adjunta da Saúde, Maura Sobreira, apresentou o panorama de melhora na ocupação de leitos. Ela afirmou que a redução das taxas de ocupação está relacionada aos decretos regionalizados e à intensificação das ações de vigilância.

A gestora informou que, embora o Rio Grande do Norte como um todo esteja com 85,1% dos leitos ocupados por pacientes com a covid-19, a região Oeste mantém 96,3% de taxa de ocupação, o que mostra a necessidade de manter a vigilância por parte dos gestores e da população. “Houve um desbloqueio significativo de leitos, contudo a região Oeste ainda nos preocupa”, destacou ela. A Região Metropolitana tem 81,8% dos leitos ocupados e a região Seridó tem 75% de ocupação.

Outra mudança percebida é em relação ao perfil dos pacientes, pois hoje as internações são em 70% de pessoas não idosas. “Isso nos leva a reforçar a importância da vacinação, inclusive na tomada da segunda dose”, completou Maura.

Dados epidemiológicos

O Rio Grande do Norte contabiliza 287.416 casos confirmados da covid 19, além de 112.221 suspeitos e 550.221 descartados. Foram confirmados nove óbitos ocorridos nas últimas 24 horas, totalizando 6.553 óbitos desde o início da pandemia. 

Comentários

Postagens mais visitadas