Hemonorte lança campanha 'Van solidária' para transportar gratuitamente grupo de doadores de sangue em Natal

Van solidária Hemonorte — Foto: Divulgação

O Hemocentro vai lançar na próxima terça-feira (9) o projeto "Van solidária", que tem o objetivo de transportar gratuitamente grupos de doadores de sangue de 10 até 12 pessoas.

O projeto faz parte das ações de campanha de doação de sangue para o período de carnaval.

Segundo o Hemonorte, há a intenção de fidelizar novos doadores com este transporte gratuito de grupos entre 10 e 12 pessoas. Neste primeiro momento, o serviço estará disponível apenas para empresas e instituições localizadas em Natal e Região Metropolitana.

Para participar, o doador deve ligar com antecedência de uma semana para o telefone 3232-6724 ou enviar e-mail para o: hemodat@rn.gov.br.

“Esperamos que com essa ação consigamos alavancar o estoque de sangue, que continua baixo. Vale ressaltar que os interessados em participar devem atender os requisitos básicos para ser um doador. Após a realização da doação, a van deixa o grupo no mesmo local onde embarcou”. Falou a Diretora de Apoio Técnico, Miriam Mafra.

Critérios básicos para ser um doador de sangue:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe);
  • Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento e a presença do responsável e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos;
  • A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

 

Comentários

Postagens mais visitadas