Com estoque de sangue em 'estado crítico', Hemonorte convoca doadores no RN

Bolsa de sangue (Arquivo) — Foto: Maurício Vieira/Secom/Divulgação

O estoque de sangue utilizado pelo sistema público de saúde do Rio Grande do Norte está em "estado crítico", de acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte. Por isso, o Hemonorte está convocando doadores.

Nesta quarta-feira (30), a unidade contava com apenas 300 bolsas de sangue - quantidade insuficiente para atender as demandas e que põe em risco a segurança transfusional dos hospitais.

"Devido à pandemia, a procura para doação está sendo baixa, o que está comprometendo o estoque e a vida de muitos pacientes. Para normalizar o estoque o Hemonorte precisa ter diariamente em média 800 bolsas de sangue prontas para uso”, afirma a chefe do Departamento de Apoio Técnico, Miriam Mafra.

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Também é necessário pesar mais de 50 quilos, estar com boa saúde, estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto.

Os interessados em doar sangue devem se dirigir à sede do Hemonorte, na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol. De acordo com a Sesap, o processo da doação é feito em segurança em cumprimento de todos os protocolos de higienização contra a Covid-19.

 

Comentários

Postagens mais visitadas