quarta-feira, 12 de agosto de 2020

PMs joga spray de pimenta em estudantes durante protesto no IFRN

Além da Polícia Militar, a Polícia Federal também foi acionada — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Um protesto de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) resultou em uma intervenção da Polícia Militar na tarde desta terça-feira (11). Os estudantes protestavam na reitoria do IFRN, em Natal, contra a intervenção na instituição - que dura mais de 100 dias - quando policiais militares chegaram ao local e usaram spray de pimenta para dispersar o grupo. Um vídeo mostra a ação dos policiais.
Um vídeo a que o G1 teve acesso mostra um grupo de estudantes próximo ao portão de acesso à reitoria, já na saída da instituição. Um dos policiais vai em direção ao grupo e joga o spray nos estudantes. Houve gritaria e correria. 

 Os estudantes contam que a Polícia Militar chegou ao local para conter o ato que, segundo eles, acontecia de forma pacífica. “Hoje, no dia do estudante, estudantes de vários grêmios estudantis decidiram construir um ato simbólico na reitoria contra a intervenção que já dura mais de 100 dias no nosso instituto. O interventor Josué decidiu chamar a PM, ao invés de conversar com os estudantes como sempre aconteceu no IFRN. O primeiro diálogo dos PMs já foi ameaçando levar a gente algemado, sendo agressivos. Depois confiscaram o celular de uma menina de forma extremamente bruta só porque ela estava gravando a atuação deles”, conta Matheus Araújo, um dos estudantes que participavam do protesto

Nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra disse que determinou ao secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, e ao comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, "prioridade na apuração do episódio" e disse ainda que o comandante da operação foi afastado.  

G1 RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário