terça-feira, 18 de agosto de 2020

Efetivo da Polícia Civil no RN poderá cair para 20% do ideal em três anos

Concurso Polícia Civil PC RN 2020: EDITAL com 301 vagas está mantido, diz  Governadora! - Notícias Concursos
Segundo cálculos de organismos internacionais de segurança, um estado com a população do tamanho do RN deveria ter, pelo menos 5.150 policiais civis. Mas atualmente, temos ao todo 1.325 servidores, entre delegados, escrivães e agentes.
Os preocupantes números não foram atingidos da noite para o dia. Para se ter uma ideia, o último certame para a polícia que investiga os crimes e aponta os suspeitos aconteceu em 2008, incríveis doze anos atrás. E o anterior a este, ocorrera 15 anos antes. Ou seja, em quase trinta anos, tivemos apenas dois concursos para a polícia judiciária. 

Hoje, ela opera com cerca de 26% do efetivo adequado, mas se nada for feito, daqui a três anos, tal proporção poderá cair para 20% ou 1/5. Isso porque, na presente data, 150 policiais estão aptos para aposentar, e nos próximos três anos, outros 102 estarão nas mesmas condições.

Há três anos, um processo para a realização do concurso tramita no governo do Estado. Recentemente, após muitas etapas já terem sido alcançada, a Secretaria de Administração decidiu passar para a própria Delegacia Geral de Polícia a responsabilidade da organização do certame, o que levou tudo praticamente à estaca zero.

Esta é a terceira vez que o processo é reiniciado, e o que preocupa ainda mais, é que existe um prazo até 14 de setembro para que o Governo do Estado publique o edital, sob pena de se perder todo o processo.

É importante ressaltar que, se a publicação fosse efetivada hoje, os primeiros delegados, agentes e escrivães seriam nomeados muito tempo depois, já que o concurso é um processo longo e o trabalho nas ruas só começa depois que todas as etapas são concluídas.

Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário