O Banco do Brasil vai permitir que seus clientes façam o pagamento do
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e outras taxas
cobradas pelo Detran, diretamente pelo WhatsApp. A transação passou a
fazer parte do rol de serviços de atendimento a clientes do banco por
meio do aplicativo de mensagens instantâneas.
Para efetuar o
pagamento do IPVA e outras taxas, incluindo multas de trânsito, o
cliente do banco deve informar o código do Renavam, a placa do veículo e
o CPF do proprietário. A utilização do WhatsApp como um canal de
atendimento do BB requer o cadastramento prévio do telefone do cliente
em suas informações cadastrais registradas no banco.
A operação,
por enquanto, só está disponível nos estados do Maranhão, Pernambuco,
Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Nos demais estados, o uso do
WhatsApp deverá estar disponível nos próximos meses, após a adequação de
sistemas das secretarias de Fazenda com a tecnologia do banco, informou
a assessoria da instituição.
O atendimento pelo Whatsapp foi
lançado para todos os clientes em setembro de 2018, com opção para 14
transações. Em dezembro, o BB foi o primeiro banco a permitir saque pelo
WhatsApp. Com mais essa solução, já são 16 transações que podem ser
realizadas pelo aplicativo de mensagens, incluindo rastreio de cartão,
consulta de limite, extrato, saldo e fatura do cartão, poupança e
conta-corrente, além de recargas de celular e transferências entre
contas.
O banco informou que, em menos de quatro meses, já foram
realizadas mais de 100 mil transações (financeiras e consultas) pelos
clientes via WhatsApp. Os saques e transferências realizados por meio do
aplicativo são limitados até R$ 300.
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