segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Neste domingo (23) aconteceu a décima Pega de Boi no Mato na Fazenda Pitombeira em Acari

O resgate da tradição nordestina continua. Neste domingo, dia 23 de outubro, Marcos Nepomuceno, familiares e amigos, realizam mais uma Pega de Boi no Mato na Fazenda Pitombeira, em Acari. Essa será a décima edição do evento, que atrai centenas de pessoas, entre elas: vaqueiros, jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e curiosos.
Diferente da vaquejada, onde as duplas perseguem o boi numa arena demarcada, a Pega de Boi no Mato acontece no meio da vegetação catingueira com os vaqueiros encourados se embrenhando no mato em cima dos seus cavalos ligeiros para pegar o animal, enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xique-xique.
Tradição secular quase extinta no Rio Grande do Norte, a ‘pega de boi’ na vastidão da caatinga é onde homens vestem os gibões de couro e soltam os bois no mato seco e pontiagudo da caatinga.
Na brincadeira, que no passado tinha ares de competição, o melhor vaqueiro é aquele que se arrisca em meio às árvores, segura o boi pelo rabo e o derruba, fazendo subir a poeira no solo seco do sertão.

Davi Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário